ANTECIPAGOV: PORTAL DE CRÉDITO DO GOVERNO FEDERAL


Nesta quinta-feira, 28, a partir das 15 horas, será lançado o AntecipaGov, programa de antecipação de recebíveis do Governo Federal (https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/eventos/lancamento-antecipagov-1).


Agora, os fornecedores que têm contratos ativos com órgãos da Administração Pública Federal já podem solicitar a antecipação de crédito no valor máximo de 70% do que ainda têm a receber.


Como funciona?

Conforme divulgado pela SERPRO (https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2020/antecipagov-facilita-credito-a-fornecedores-do-governo) a ideia é simples. As instituições financeiras credenciadas no programa passam a ter acesso a dados de contratos vigentes de fornecedores do governo federal. Essa informação é então usada pelos bancos e fintechs como insumo para oferta de crédito com análise de risco mais detalhada.


No Portal AntecipaGov, os fornecedores poderão solicitar propostas de crédito a várias instituições financeiras simultaneamente, fazendo comparações e estimulando a concorrência até a escolha da melhor opção. As instituições poderão fazer a antecipação de até 70% dos recebíveis previstos em contrato. "De um lado, o Portal AntecipaGov traz mais segurança para quem empresta o dinheiro; de outro, os fornecedores passam a contar com opções de crédito mais simples e baratas para dar continuidade e até ampliar suas operações", analisa Suelene Costa, gerente de Soluções de Gestão do Serpro.


Importante ressaltar que o governo não será garantidor dos empréstimos. De acordo com o Ministério da Economia, a análise de crédito e o risco de performance são feitas pelas instituições financeiras participantes, que têm a liberdade de operar de acordo com suas políticas.


Privacidade

Suelene Costa esclarece que as informações sobre os contratos de um fornecedor somente serão disponibilizadas com seu devido consentimento e a validação preliminar do órgão para o qual presta o serviço. E apenas as instituições financeiras credenciadas junto ao Ministério da Economia terão acesso a esses dados.


Segundo o Ministério da Economia, atualmente há cerca de R$ 56 bilhões em contratos ativos no governo federal e nos demais entes que utilizam o sistema Comprasnet. Esses são os contratos elegíveis para a realização das operações de antecipação de crédito por meio do Portal AntecipaGov.


Link: http://bit.ly/39lj1Yx